compop 2018-09-12T17:20:30+00:00

COMPOP

Grupo Comportamento Político e Opinião Pública

Criado em 2016, tem como objetivo principal promover pesquisas de ponta em suas áreas de atuação e colaborar com a formação de novos pesquisadores no âmbito da Universidade de Brasília (UnB) e fora. Nossas linhas de pesquisa estão compostas por cinco grandes objetos de estudo, intimamente conectados na literatura nacional e internacional: comportamento político, comportamento eleitoral, opinião pública, comunicação política e metodologia de pesquisa.

No âmbito da linha de comunicação política, contemplamos estudos de comunicação pública em diferentes áreas, como saúde, educação e mudança social. O repertório teórico e metodológico que orienta os trabalhos do grupo é plural, mas marcado pelo interesse no rigor científico e na relevância substantiva de seus projetos de pesquisa.

A dinâmica de trabalho do grupo pauta-se pela cooperação entre seus pesquisadores, pela coesão de projetos em andamento e pela formalização do trabalho em artigos, capítulos de livro, livros e outras plataformas de difusão do conhecimento científico tanto nacional como internacionalmente.

Professores e pesquisadores doutores

Mathieu Turgeon
Mathieu Turgeon(UNB)
Wladimir G. Gramacho
Wladimir G. Gramacho(UNB)

Alunos de graduação, doutorado e mestrado

Alessandro Freire
Alessandro Freire (UNB)

 

Álvaro João Pereira Filho
Álvaro João Pereira Filho (UNB)

 

Fernanda Rivera Burle (UNB)
  • Mestranda em Ciência Política pela Universidade de Brasília e Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília.
  • Interesse em opinião pública, comportamento político, métodos quantitativos e políticas públicas. Tenho particular interesse em entender como os valores políticos podem influenciar a decisão de voto e outras preferências políticas no caso brasileiro.
  • Título da dissertação: ainda não definido.
Nahari Faria Terena
Nahari Faria Terena (UNB)
  • Graduanda em Estatística pela Universidade de Brasília.
  • Interesse em político, demografia, indicadores sociais e aprendizado de máquina.
Pedro Masson Sesconetto Souza (UNB)
  • Mestrando em Ciência Política pela Universidade de Brasília e Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília.
  • Interesse em comportamento político, mais especificamente no processamento de informações dos cidadãos sobre estereótipos e raça; instituições políticas e a relação com o comportamento dos eleitores/cidadãos; metodologia nos métodos quantitativos como análises estatísticas multivariadas com aplicação de surveys assim como nos métodos experimentais.
  •  Título da dissertação: ainda não definido.
Robert Vidigal

 

Thiago Barbosa
  • Doutorando em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília, Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
  • Interesse em Comportamento Político Comparado, Comportamento Eleitoral, Psicologia Política, Estudos Legislativos, Orçamento Público, Valores Culturais e Métodos Experimentais. Também na compreensão dos processos psicológicos que envolvem a prática e percepção da corrupção por parte do indivíduo e na forma como instituições, contexto e características individuais influenciam nessa dinâmica.
  • Título da Tese: ainda não definido.

Livro:

BARBOSA, Thiago de Azevedo. Coleção de Teses - Da influência dos valores culturais na percepção e prática da corrupção: de perspectivas teóricas a evidências empíricas. 1. ed. Brasília: Editora do Senado Federal, 2015.